• pgeco
  • pgeco
  • pgeco
  • pgeco
Mestrado em Biologia (Ecologia)

O PPG-Ecologia do INPA oferece aproximadamente 20 vagas anuais para o curso de mestrado. Podem candidatar-se graduados em curso superior realizado em instituição oficial, nacional ou estrangeira.

Candidatos com graduação no Brasil devem ter diploma de curso reconhecido pelo MEC.

Se o candidato tiver diploma de graduação de instituição estrangeira, não se exigirá a revalidação do diploma no Brasil. No entanto, o diploma e histórico escolar de graduação devem estar legalizados junto à representação diplomática do Brasil no país de origem. Diplomas em espanhol e inglês podem ser apresentados apenas no original. Diplomas em outro idioma devem ser apresentados com tradução juramentada ao português.

ORIENTADORES

Apenas os docentes credenciados no PPG-Ecologia podem atuar como orientadores (ver seção Orientadores neste website). Co-orientadores não precisam ser credenciados, mas devem ter titulação de doutorado. Se aceitam até dois co-orientadores.

Não é necessário ter orientador, nem projeto de mestrado definidos para se inscrever no processo de seleção.

O orientador pode ser definido até quatro meses após o ingresso no curso.

FORMAS DE INGRESSO

A única forma de ingresso para todos os candidatos residentes no Brasil e candidatos residentes no exterior de nacionalidade não pertencente ao convênio CAPES/PEC-PG é o exame de seleção realizado anualmente.

Candidatos residentes no exterior, com nacionalidade de algum dos países listados no convênio CAPES/PEC-PG, podem ingressar no curso via edital anual de seleção PEC-PG. Para detalhes sobre o Programa PEC-PG veja detalhes sobre o convênio no website da CAPES http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/pec-pg e a seção Candidatos Extranjeros neste site.

Um edital de seleção de mestrado é publicado anualmente no site da Pós-Graduação do INPA http://pg.inpa.gov.br, normalmente no final de julho. O período de inscrição normalmente se dá de julho a setembro.

ATENÇÃO: Detalhes do processo de inscrição e procedimentos de seleção podem variar de ano a ano e são especificados no edital anual de seleção. Em caso de qualquer disparidade entre informações gerais fornecidas neste website e o edital de seleção vigente, a precedência será sempre do edital de seleção.

A inscrição é realizada via e-mail mediante envio de um formulário de inscrição (disponibilizado junto ao edital de seleção e neste site em Downloads) e comprovante de pagamento de uma taxa de inscrição. O valor da taxa de inscrição e eventuais documentos adicionais de inscrição são definidos no edital anual de inscrição.

O exame de seleção normalmente é realizado no início de novembro e é oferecido em várias cidades no Brasil, cobrindo todas as regiões geográficas. O exame é oferecido em todas as capitais da região norte. A lista completa de cidades onde se realizará o exame de seleção é definida em cada edital anual de seleção.

O exame de seleção é constituído por uma prova de suficiência em inglês, de caráter eliminatório (nota de aprovação = 5), e uma prova de conhecimento em Ecologia, de caráter classificatório (nota de aprovação = 7). A média final de classificação é composta pela nota da prova de Ecologia (peso 75%) e por pontuação do currículo do candidato (peso 25%). A forma de pontuação do currículo é definida em cada edital de seleção. Se avalia o currículo do candidato disponível na Plataforma Lattes do CNPq.

Os tópicos de estudo recomendados para a prova de conhecimentos em Ecologia são:

  1. Atualidade de conservação e transformações ambientais antrópicas na Amazônia.
  2. Biologia geral e funcionamento dos ecossistemas Amazônicos.
  3. Princípios básicos de evolução.
  4. Princípios básicos de dinâmica populacional.
  5. Interações entre espécies e suas consequências.
  6. Distribuição espacial de espécies e princípios básicos de biogeografia.
  7. Princípios básicos de ecologia de ecossistemas incluindo ciclagem de carbono e nutrientes.
  8. Princípios de delineamento amostral.
  9. Fundamentos matemáticos para interpretação de funções e gráficos na literatura de ecologia.
  10. Princípios de biologia de conservação e manejo de recursos naturais.

Lista de bibliografia recomendada para a prova de conhecimentos em Ecologia:

Begon, M., Townsend, C. R. e Harper, J. L. 2006. Fundamentos de Ecologia. Artmed Editora.
Primack, R. B. e Rodrigues, E. 2001. Biologia da Conservação. Ed. Planta.
Gotelli, N. J. 2007. Ecologia. Ed. Planta.
Ridley, M. 2006. Evolução. Artmed Editora.
Magnusson, W.E. e Mourão, G. 2005. Estatística sem matemática. Editora Planta.
Chazdon R. L. e Whitmore T. C. (ed) 2002. Foundations of Tropical Forest Biology: Classic Papers with Commentaries. The University of Chicago Press.
Quesada, C.A. Lloyd, J., Anderson, L.O. Fyllas, L.O., Schwarz, M. e Czimczik, C.I. 2011. Soils of Amazonia with particular reference to the RAINFOR sites. Biogeosciences 8: 1415-1440.
Quesada, C.A., Lloyd, J., Schwarz, M., Baker, T.R., Phillips, O.L., Patiño, S., Czimczik, C.I. et al. 2009. Regional and large-scale patterns in Amazon forest structure and function are mediated by variations in soil physical and chemical properties. Biogeosciences Discussions 6: 3993-4057.
Sombroek, W. 2001. Spatial and temporal patterns of Amazon rainfall - Consequences for the planning of agricultural occupation and the protection of primary forests. Ambio 30: 388-396.
Junk, W.J., Wittmann, F., Piedade, M.T.F. 2004. The várzea forests in Amazonia: flooding and the highly dynamic geomorphology interact with natural forest sucession. Forest Ecology and Management 196: 199-212.
Fearnside, P.M. (ed.) 2003. A Floresta Amazônica nas Mudanças Globais. Ed. INPA, Manaus. 134 pp http://philip.inpa.gov.br/publ_livres/2003/livro%20Floresta%20amazonica%20nas%20mudancas%20globais%202ED%20MIOLO%20web.pdf

Os resultados do exame de seleção de mestrado normalmente são divulgados em meados de dezembro, e os candidatos aprovados com vaga tem um prazo, normalmente até o início de janeiro, para enviar a documentação necessária para a confirmação da vaga.

Candidatos aprovados no exame de seleção, mas não com nota suficiente para obter vaga em primeira instância, formarão uma lista de espera, de onde poderão ser convocados candidatos em caso de desistência ou desclassificação de candidatos com vaga.

Os documentos normalmente requeridos para confirmação da vaga são:

  • Formulário da inscrição impresso e assinado;
  • Diploma ou certificado de conclusão do curso superior (cópia);
  • Histórico escolar de graduação completo (cópia);
  • Documentos de identificação (cópias RG e CPF) e duas fotos 3x4;
  • Declaração de disponibilidade de tempo para cursar o mestrado;
  • Declaração de ciência de não garantia de bolsa;
  • Comprovantes de todos os ítens pontuáveis no currículo Lattes.

Detalhes adicionais sobre a documentação exigida e documentação adicional podem ser definidos em cada edital de seleção.

MATRÍCULA

O período letivo normalmente inicia na primeira semana de março.

O candidato aprovado será considerado aluno regular após sua matrícula junto à secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ecologia. Somente serão matriculados os candidatos aprovados que apresentarem os documentos exigidos pela Pós-graduação.

A matrícula é semestral durante o tempo de vínculo do discente ao curso. A partir do segundo semestre no curso, a matrícula é condicionada ao encaminhamento de relatório semestral de atividades

BOLSAS

A aprovação no Programa não dá garantia de bolsa. O PPG-Ecologia dispoõe de cotas de bolsas do CNPq, CAPES e FAPEAM, mas o número de ingressos no mestrado pode exceder o número de bolsas concedidas.

REGULAMENTO

O regulamento do PPG-INPA e o regulamento específico do PPG-Ecologia estão disponíveis neste website em Normas.

ALOJAMENTO E ALIMENTAÇÃO

O INPA não dispõe de alojamento para alunos. Os alunos normalmente se organizam em repúblicas em casas ou apartamentos de condomínios nas imediações do campus do INPA. Informações podem ser obtidas junto aos representantes discentes (ver seção Contato neste website).

O INPA dispõe de cantina para alunos e funcionários que fornece refeições a preços módicos.

OUTRAS INFORMAÇÕES

O INPA não cobre os custos de deslocamento até Manaus de candidatos aprovados para ingresso no PPG-Ecologia.

Para vir a Manaus é obrigatória a vacinação contra febre amarela.

Última atualização em 26/10/2014